Cancerdetireoide.com.br - Página Principal Genzyme Corporate Pesquisa Fale Conosco
Pacientes Profissionais de saúde
    
Pacientes
Diagnóstico recente
Sobre o câncer de tireóide
Exames
Controlando o câncer de tireóide
Função do TSH Recombinante
Acompanhamento
Recursos

Papel do TSH Recombinante

Como foi discutido na parte de Tratamento do Câncer de Tireóide, é importante manter um programa regular de consultas de acompanhamento com seu médico, para ter certeza de que seu câncer não voltou. Nessas consultas, muito provavelmente você vai fazer exames de tireoglobulina (Tg) no sangue e/ou uma cintilografia de corpo inteiro.

Em geral, estes dois exames exigem que você esteja com níveis elevados do hormônio estimulante da tireóide (TSH) na circulação, para estimular qualquer célula da tireóide que tiver sobrado ou reaparecido. Há duas maneiras de fazer isso acontecer: parar de tomar seus hormônios da tireóide, induzindo assim a um estado de hipotireoidismo, ou usar o TSH Recombinante. O TSH recombinante (rhTSH) é o hormônio estimulante da tireóide produzido por engenharia genética, que pode ajudar você a evitar os sintomas de hipotireoidismo.

Hipotireoidismo

Se você precisar parar de tomar seus comprimidos de hormônios da tireóide (T3 e/ou T4), vai ficar com hipotireoidismo. Como os hormônios da tireóide afetam muitas das funções do seu corpo, particularmente o metabolismo, o hipotireoidismo pode causar uma grande mudança nos sistemas do seu corpo, tornando a maioria deles mais lentos.

Algumas pessoas sentem apenas algumas mudanças que mal podem ser notadas. A maioria, no entanto, apresenta sintomas de hipotireoidismo mais fortes e até debilitantes. Estes são alguns sintomas:

Cansaço

Ganho de peso

Olhos e rostos inchados

Esquecimento

Depressão

Pele e cabelos secos

Constipação

Distúrbios menstruais, tais como menstruação abundante e/ou ausência de ovulação

Dificuldade de concentração

Intolerância ao frio

Em algumas pessoas, os efeitos do hipotireoidismo podem se tornar tão arrasadores que elas não conseguem trabalhar ou executar as tarefas básicas da vida doméstica. Estes sintomas são capazes de persistir por algum tempo, mesmo depois de completados os exames. Em geral, estas mudanças podem ser revertidas com a reposição do hormônio da tireóide, mas o retorno às condições normais pode levar de 1 a 3 meses.

TSH recombinante

Com o uso do TSH recombinante, algumas pessoas com câncer de tireóide bem diferenciado podem não ter de enfrentar o hipotireodismo a fim de se submeter aos exames de rotina. Se o seu médico decidir que o TSH recombinante é indicado para o seu caso, você vai poder continuar tomando seus hormônios da tireóide durante os exames.

O TSH recombinante (rhTSH) é o hormônio estimulante da tireóide recombinante humano que é injetado antes dos exames. O TSH recombinante tem como função ativar qualquer célula da tireóide ou de câncer de tireóide que houver no seu corpo. Uma vez ativadas, as células produzem tireoglobulina (Tg), que vai aparecer em um exame de Tg no sangue. Qualquer célula ativada também deve aparecer em uma cintilografia de corpo inteiro com iodo radioativo. Uma destas duas alternativas pode detectar células de tireóide no seu corpo e essas células podem ser cancerosas.

Se o seu médico receitar o TSH recombinante, ao invés de interromper o tratamento hormonal durante algumas semanas antes dos exames, você vai receber duas injeções.

Seu médico vai explicar como seguir o programa e a importância em segui-lo.

O TSH recombinante serve para você?

Existem quatro motivos principais para o seu médico decidir receitar o TSH recombinante:

Se o seu médico achar que você pode usar o TSH recombinante, e você pode preferir continuar o seu tratamento com o hormônio da tireóide.

Se, quando você parar o tratamento com hormônio da tireóide, seu corpo não produzir hormônio estimulante da tireóide (TSH) em quantidade suficiente, por conta própria.

Se você tiver certas enfermidades que impeçam que você interrompa o tratamento com hormônio da tireóide.

Se um exame anterior de Tg no sangue, realizado enquanto você estava se tratando com hormônio da tireóide, não detectou nenhuma célula cancerosa. Seu médico, entretanto, deseja confirmar este resultado com um exame mais preciso de Tg no sangue, estimulado por TSH recombinante.

A decisão do uso de TSH recombinante cabe a seu médico, por critério técnico.

Informações importantes sobre a segurança do TSH recombinante

Nos estudos, os efeitos colaterais apresentados mais comumente pelas pessoas que estavam tomando TSH recombinante foram náusea, cefaléia, fraqueza ou vômito após a injeção. Também foram relatados casos de urticária, coceira, erupção cutânea e rubores.

Quatro pacientes com câncer de tireóide que havia se espalhado para o cérebro e para a região da coluna espinhal, tiveram paralisia aguda ou fraqueza em um lado do corpo, um(1) a três(3) dias após receberem o TSH recombinante. Foi também relatado um caso de perda aguda de visão em um paciente cujo câncer de tireóide havia se espalhado para o nervo ótico, e um caso de inchaço da laringe (ou “caixa da voz”) em um paciente cujo câncer de tireóide havia se espalhado para a região ao redor da traquéia (ou “gaita de fole”). Esse inchaço dificultou a deglutição e exigiu que a traquéia fosse aberta cirurgicamente. Esses dois eventos foram relatados 24 horas após o uso do TSH recombinante. Finalmente, um homem de 77 anos cuja tireóide não havia sido removida, que apresentava um histórico de doença cardíaca e cujo câncer de tireóide havia se espalhado para a espinha, teve um ataque cardíaco fatal 24 horas após receber a última de uma série de quatro injeções de TSH recombinante, que vinham sendo administradas nos últimos 6 dias. Provavelmente o ataque teve relação com o TSH recombinante.




Bem-vindo ao site cancerdetireoide.com.br
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas deste site tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, psicólogos, educadores e nutricionistas.

Qualquer sugestão ao material aqui veiculado poderá ser feita através da seção "Fale Conosco".
CONTATO:
SAC: 0800 77 123 73
(2ª à 6ª, das 9 às 17hrs)
Genzyme do Brasil LTDA
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200
3ºand - Ed.Dallas - Cond. America Business Park
Jd. Morumbi
São Paulo / SP
CEP:05693-000
Tel.: (11) 3874-9950
Email Genzyme


EM DESTAQUE

Faça parte!

Detecção e tratamento precoces, acompanhamento a longo prazo e apoio ao paciente – pontos importantes em educação sobre o câncer de tireóide.

Seja um parceiro em educação e compreensão sobre os recursos disponíveis para você.

Visite a área deste site dirigida aos pacientes.


RECURSOS
Recursos externos e lista
de apoio


Notícias sobre tireóide

Solicitação do kit para pacientes

Solicite respostas para
questões médicas


Informações sobre dieta de
baixo iodo


Fale conosco:
SAT 0800 77 123 73




Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade | © 2003-2014 Genzyme Corporation. Todos os direitos reservados.