Cancerdetireoide.com.br - Página Principal Genzyme Corporate Pesquisa Fale Conosco
Pacientes Profissionais de saúde
    
Pacientes
Diagnóstico recente
Sobre o câncer de tireóide
Exames
Controlando o câncer de tireóide
Função do TSH Recombinante
Acompanhamento
Recursos

Exames de rotina

Quando você se submete aos exames de acompanhamento, o objetivo é ver se o câncer voltou a se desenvolver. Um meio de fazer isso é verificando a atividade da tireóide no seu corpo. Os dois exames de acompanhamento mais comuns são os exames de tireoglobulina (Tg) e a cintilografia de corpo inteiro. Ambos são capazes de indicar a presença de atividade da tireóide.

Exames de Tg

Este é um teste que mede a quantidade de tireoglobulina no seu sangue. Se a sua tireóide foi completamente removida (tireoidectomia total), você deveria ter pouca ou nenhuma Tireoglobulina (Tg) no sangue, pois as células da tireóide são as únicas que produzem Tg. Se o seu nível de Tg estiver mais alto do que o esperado, significa que pode haver células de tireóide ou células de câncer de tireóide em alguma parte do seu corpo.

Cintilografia de corpo inteiro

A cintilografia de corpo inteiro utiliza iodo radioativo para verificar a presença de células de tireóide. A quantidade de iodo radioativo utilizado em uma cintilografia de corpo inteiro é consideravelmente menor do que a utilizada para “matar” as células cancerosas da tireóide (ablação), além de ser razoavelmente segura. Cerca de 2 dias após ter ingerido um líquido ou uma cápsula contendo o iodo radioativo, você vai passar por uma varredura de corpo inteiro feita com uma grande máquina de raios-X. Qualquer célula de tireóide, em qualquer lugar do seu corpo, deverá ter absorvido o iodo radioativo e aparecerá na forma de manchas no filme de raios-X.

Preparação para os exames

Uma das preparações mais importantes para a varredura de corpo inteiro é uma dieta pobre em iodo, que você pode ter de seguir por algumas semanas antes de se submeter ao exame. Seu médico poderá indicar uma dieta específica ou um programa específico para você seguir. Na seção Dieta pobre em iodo deste site, você também pode encontrar algumas sugestões sobre alimentos que formam essa dieta ou que devem ser evitados.

Além disso, os exames de Tireoglobulina (Tg) ou a cintilografia de corpo inteiro exigem que você tenha hormônio estimulante da tireóide (TSH) em circulação no organismo para estimular qualquer célula da tireóide que tiver sobrado ou reaparecido. No momento, há dois meios para se fazer isto. Um deles é parar de tomar os hormônios da tireóide, o que faria seu corpo produzir TSH e induzir um estado chamado hipotireoidismo. Outra alternativa é utilizar o TSH recombinante, que é uma versão sintética do TSH que o seu corpo produz naturalmente.

Até recentemente, para aumentar a sensibilidade e precisão da cintilografia e dos exames de Tireoglobulina (Tg) realizados para detectar a doença, os pacientes tinham de parar de tomar o hormônio da tireóide algumas semanas antes de fazer os exames. Isso provoca um estado chamado hipotireoidismo. Entrar em estado de hipotireoidismo pode ter um efeito mínimo em algumas pessoas, mas a maioria pode achar que é um estado bem incômodo e, em alguns casos, intolerável.

O TSH recombinante é um medicamento preparado injetável que alguns pacientes podem tomar antes de realizar os exames. O TSH recombinante contribui para aumentar a sensibilidade da cintilografia e/ou dos exames de Tireoglobulina (Tg), sem a necessidade de parar de tomar o hormônio da tireóide. Dessa forma, os sintomas do hipotireoidismo não serão notados. Para obter mais informações, leia as informações completas do produto.

Outros exames

Seu médico pode decidir que você deve fazer outros exames para confirmar ou descartar uma recorrência de câncer de tireóide, especialmente se os resultados positivos de Tireoglobulina (Tg) e/ou da cintilografia foram positivos. Os exames podem ser os seguintes:

Ultrassom

Varredura por tomografia computadorizada (TC)

Tomografia por emissão de pósitrons (TEP)

Imagem por ressonância magnética (IRM)

Radiografia




Bem-vindo ao site cancerdetireoide.com.br
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas deste site tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, psicólogos, educadores e nutricionistas.

Qualquer sugestão ao material aqui veiculado poderá ser feita através da seção "Fale Conosco".
CONTATO:
SAC: 0800 77 123 73
(2ª à 6ª, das 9 às 17hrs)
Genzyme do Brasil LTDA
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200
3ºand - Ed.Dallas - Cond. America Business Park
Jd. Morumbi
São Paulo / SP
CEP:05693-000
Tel.: (11) 3874-9950
Email Genzyme


EM DESTAQUE

Faça parte!

Detecção e tratamento precoces, acompanhamento a longo prazo e apoio ao paciente – pontos importantes em educação sobre o câncer de tireóide.

Seja um parceiro em educação e compreensão sobre os recursos disponíveis para você.

Visite a área deste site dirigida aos pacientes.


RECURSOS
Recursos externos e lista
de apoio


Notícias sobre tireóide

Solicitação do kit para pacientes

Solicite respostas para
questões médicas


Informações sobre dieta de
baixo iodo


Fale conosco:
SAT 0800 77 123 73




Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade | © 2003-2014 Genzyme Corporation. Todos os direitos reservados.